Convencional ou Inverter?
Esteticamente os aparelhos de ar-condicionado convencional e Inverter são parecidos. A diferença está na parte interna do aparelho. Os aparelhos Inverter foram desenvolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia. Enquanto em sistemas convencionais o compressor do aparelho liga e desliga durante o funcionamento; em aparelhos Inverter, o compressor nunca desliga completamente. Por que isso é vantajoso? Porque esse tipo de funcionamento evita picos de energia e, de quebra, diminui a sua conta de luz. Os modelos mais modernos podem economizar até 40%! Além de ser mais econômico, o ar-condicionado modelo Inverter atinge a temperatura desejada mais rapidamente; e têm maior durabilidade quando comparados aos modelos convencionais, uma vez que há menor desgaste das peças.
Qual é a melhor marca de ar-condicionado de 2022?
Para determinar o ranking das melhores marcas de ar-condicionado, um time de editores da Forbes Advisor analisou quinze fabricantes de ar-condicionado. As métricas consideradas para chegar no resultado foram: avaliação do consumidor (15%), preço (15%), coeficiente de eficiência energética (15%), ruído (10%), disponibilidade (10%), garantia (10%), características especiais (10%) e disponibilidade de instalação (15%). E o ranking mundial das 10 melhores marcas de ar-condicionado de 2022 ficou assim:
1.º - American Standard
2.º - Amana
3.º - Lennox
4.º - Frigidaire
5.º - Rheem
6.º - Coleman
7.º - HeilHeil
8.º - Trane
9.º - York
10.º - Carrier
Quanto é o consumo de um ar-condicionado?
Está enganado quem pensa que os aparelhos de ar-condicionado são vilões no consumo energético. O que você precisa atentar são para os watts. Esses que irão determinar se um eletrônico é econômico ou não. Os aparelhos de ar-condicionado estão chegando ao mercado cada vez mais modernos, com tecnologias que permitem que o consumo de energia seja sempre reduzido, como a tecnologia Inverter.
O que é a tecnologia inverter?
A tecnologia Inverter impede que o aparelho tenha picos de energia durante seu funcionamento e, dessa forma, não consuma tanta energia. Isso ocorre porque há um ajuste da velocidade do compressor à demanda de resfriamento do ambiente. Aparelhos com esta tecnologia podem reduzir o consumo de energia de 40% até 70% comparado aos equipamentos convencionais.
Selo Procel A
Este certificado indica que o aparelho possui o melhor desempenho energético da categoria. Equipamentos com este selo de eficiência possuem uma etiqueta do INMETRO.
Como calcular a potência certa do ar-condicionado?
Se a capacidade do ar-condicionado for erroneamente escolhida, não serão garantidos o conforto e a refrigeração ideais do ambiente. Por exemplo, se for instalado um equipamento de 9.000BTUS num espaço que demanda um ar-condicionado de 12.000BTUS, o equipamento com a capacidade abaixo da recomendada irá trabalhar em excesso, aumentando o consumo de energia e reduzindo a vida útil do aparelho.
Calcular a potência ideal para o ar-condicionado de um cômodo é bem simples!
Para sabermos a capacidade correta do condicionador de ar, precisamos saber quantas pessoas e equipamentos eletrônicos (computadores, televisores, etc) estão no ambiente e considerar se o ambiente recebe exposição de manhã, de tarde ou nos dois turnos.
Em caso de cômodos como quartos, utiliza-se a seguinte regra: 600 BTUS por metro quadrado para até duas pessoas mais 600 BTUS por pessoa extra ou equipamento que emita calor.
Por exemplo: para um quarto de 10m² onde dorme uma pessoa e há uma televisão, o cálculo fica assim:
10m² x 600 BTU’s = 6.000 + 600 BTUS da televisão = 6.600 BTUS
Se esse quarto fica exposto ao sol, o cálculo deve ser feito com 800 BTUS por metro quadrado para até duas pessoas ao invés de 600 BTUS por metro quadrado. Para o mesmo exemplo, teríamos:
10m² x 800 = 8.000 + 600 = 8.600 BTUS
Para ambas as situações, um aparelho de 9.000 BTUS ficaria perfeito para o quarto!
Tipos de ar-condicionado:
Ar-condicionado Split
O ar-condicionado Split tem duas partes: a condensadora, que fica na parte externa do local; e a evaporadora, que fica na parte interna, geralmente na parede. A instalação desse tipo de aparelho demanda ajuda profissional, mas ele tem as vantagens de ser mais discreto, mais funcional e de tecnologias mais moderna.
Ar-condicionado de Janela
Esse tipo de aparelho tem instalação mais fácil que o Split já que alguns apartamentos já têm buraco na janela ou na parede para o ar-condicionado. Porém, a desvantagem é que costuma ser menos econômico quando comparado a modelos tipo Split Inverter.
Ar-condicionado Portátil
O ar-condicionado de janela não demanda furos tampouco quebra de parede. É necessário apenas que você tenha uma janela disponível para colocar a mangueira do aparelho e pronto. Além disso, esse tipo de ar-condicionado facilmente pode ser transportado para outros cômodos. Como desvantagens, podemos mencionar que, apesar de portáteis, costumam ser relativamente pesados, e quando comparados a aparelhos do tipo Split, fazem um pouco mais de barulho e são de rendimento um pouco inferior.