A cortina de ar é um equipamento que cria uma barreira de ar no local onde é instalada com o objetivo de impedir que a temperatura interna seja influenciada pela temperatura externa, deixando o ambiente agradável e aconchegante. É uma excelente opção para tornar o ar-condicionado mais eficiente e econômico. A cortina de ar é bastante utilizada em locais climatizados por ar-condicionado que não podem ficar com portas e janelas fechadas, por exemplo, estabelecimentos comerciais, hotéis e restaurantes. Mas nada impede que ela seja também utilizada em residências. Geralmente, a cortina de ar é colocada no alto de uma porta que possui fluxo intenso de pessoas e que é mantida aberta. Há locais onde a cortina de ar pode ser colocada sob janelas e outras estruturas que permitem a entrada de ar. O uso da cortina de ar impedirá a entrada do ar externo e a saída do ar climatizado pelo ar-condicionado. Além de manter o ambiente na temperatura desejada, uma grande vantagem da cortina de ar é que ela aumenta a vida útil do ar-condicionado e contribui para que ele consuma menos energia elétrica. Há estudos que mostram que a redução do consumo de energia elétrica chega a 35%! Outros benefícios da cortina de ar é que ela impede a entrada de insetos, poeira, poluição e odores desagradáveis. Os modelos de cortina de ar mais comuns no mercado são as de 90cm, 120cm e 150cm.
Cortina de ar substitui ar-condicionado?
Não, não substitui. Na realidade, cortina de ar e ar-condicionado são itens complementares. Juntos, formam o casamento perfeito - a cortina de ar cria um bloqueio que impede que o ar quente ou ar frio exterior interfira na programação de temperatura do ar-condicionado instalado na parte interna.
Como instalar uma cortina de ar:
- Remova o suporte ou a chapa que geralmente se localiza na parte traseira da cortina de ar;
- fixe o suporte ou a chapa na parede onde ficará o ar-condicionado;
- conecte a cortina de ar à chapa ou suporte e pronto!
Limpeza e manutenção:
Os cuidados exigidos por uma cortina de ar são simples e devem ser feitos regularmente. Antes de proceder com qualquer manutenção, desligue a cortina de ar da tomada. Com um pano seco, retire a poeira do rotor (componente que gera o fluxo de ar) e da carcaça (parte externa). Se necessário, use um pano levemente umedecido com água e detergente neutro. Também regularmente, reaperte os parafusos de fixação da cortina de ar. Fique especialmente atento a vibrações excessivas. Uma vez por ano, acione um técnico especializado para fazer uma limpeza mais profunda.
Alguns lembretes importantes:
- A cortina de ar deve ser colocada de forma a cobrir todo o vão da porta.
- Cortinas de ar normalmente ficam a uma altura aproximada de 2,50 metros.
- Para escolher o melhor modelo de cortina de ar, leve em consideração a altura e a largura da porta, a disposição do ambiente e as condições climáticas.
- Caso seja necessário instalar mais de uma cortina de ar sob o mesmo equipamento, mantenha uma distância de 20 mm entre cada cortina de ar.
- Para saber o consumo de sua cortina de ar, utilize a seguinte expressão: (potência do motor (Watts) x quantidade de horas usadas x quantidade de dias usado no mês) / 1000.